A Glicina possui várias funções no nosso organismo. Dentre elas, temos a função de intermediário biossintético. Isso significa que o nosso corpoprecisa da glicina para fabricar outras substâncias úteis como as porfirinas (forma o grupo heme das hemoglobinas), purinas (base nitrogenada utilizada na formação da cadeia de DNA) e também as fosfocreatinas.
A glicina também atua como um neurotransmissor de função inibitória, principalmente na retina, medula espinhal e tronco cerebral. Ela é muito importante para que ocorra a diferença de potencial na célula e, desta forma, o impulso nervoso possa acontecer para levar as informações necessárias a diversas partes do corpo.Além dessas funções, a glicina também atua como elemento estrutural de várias substâncias, principalmente do colágeno. A glutationa, um antioxidante, essencial para o equilíbrio da oxidação celular causado, principalmente, pela ação dos radicais livres.
Ela também melhora a oxigenação dos tecidos, pois com mais oxigênio, o tecido muscular consegue gerar uma melhor hipertrofia. Portanto, para quem quer aumentar a força muscular, uma boa opção é ingerir suplemento de glicina, já que esse aminoácido faz parte da composição da creatina, garantindo maior ganho de massa muscular em menos tempo de academia.